O
SER E O OBJETO NA FENOMENOLOGIA.
A fenomenologia é uma
tendência que exerceu influencia no século 20, fundada por Hurssel, torna-se
uma transposição dos limites da filosofia, pois fundou a filosofia
contemporânea, vem a ser uma renovação do exercício da filosofia, pois ai surgi
a interrogação. A fenomelogia vai trazer a tona a relação do sujeito e o
objeto, uma relação de como vai se constituir o conhecimento, que vai possuir
três vertentes na atualidade, sendo o realista: O que sustenta ao primado do
objeto, onde tudo é aprendido a partir dos sentidos e assim a a partir do
analise do objeto descubro vindo a conhecer, a segunda vai ser a idealista que
vai sustentar o ponto de partida as idéias logo sendo a primazia o sujeito,
onde estará em voga o acordo entre o sujeito e o objeto, uma correspondência
que surge do analise das idéias, onde chego através desta proposta a conformidade entre as coisas e a
mente ou as idéias; a terceira e ultima vai ser a filosofia Kantiana, que vai
inquirir qual o contributo do objeto e o da mente, vindo a redistribuir as
funções apresentando um meio termo tornando o conhecimento uma síntese desta
duas instancias, onde é configurado o conhecimento como uma equivalência entre
o objeto e a mente. Portanto o conhecimento vai estar aferido ao sujeito, mas
este vai depender do seu contato com o objeto, nas experiências, avaliações e
analises. Sendo esta contribuição do sujeito o que Kant vai denominar de
fenômeno, vindo ai indicar os elementos transcendentais do conhecimento os fenômenos
incalculáveis, vindo ai ser percebido a fenomenologia do Ser. O que lhe
distribui forma e organiza o conhecimento dentro da capacidade do individuo
dentro do ser cognitivo. É como se a consciência tem o poder de projetar o
conhecimento que vai aquilatar através do seu contato com a objetividade e
sujebtividade. A fenomenologia vai
desobstruir a competição entre o sujeito e o objeto, propondo um equilíbrio,
onde Hurssel vai retirar os efeitos naturalistas que causam este confronto
entre o objeto e o sujeito. Vindo ai perceber a ação da consciência de rastrear
as coisas e organizar suas idéias, compondo assim a sua percepção de tudo.