domingo, 14 de outubro de 2012



O SER E O OBJETO NA FENOMENOLOGIA.

A fenomenologia é uma tendência que exerceu influencia no século 20, fundada por Hurssel, torna-se uma transposição dos limites da filosofia, pois fundou a filosofia contemporânea, vem a ser uma renovação do exercício da filosofia, pois ai surgi a interrogação. A fenomelogia vai trazer a tona a relação do sujeito e o objeto, uma relação de como vai se constituir o conhecimento, que vai possuir três vertentes na atualidade, sendo o realista: O que sustenta ao primado do objeto, onde tudo é aprendido a partir dos sentidos e assim a a partir do analise do objeto descubro vindo a conhecer, a segunda vai ser a idealista que vai sustentar o ponto de partida as idéias logo sendo a primazia o sujeito, onde estará em voga o acordo entre o sujeito e o objeto, uma correspondência que surge do analise das idéias, onde chego através desta  proposta a conformidade entre as coisas e a mente ou as idéias; a terceira e ultima vai ser a filosofia Kantiana, que vai inquirir qual o contributo do objeto e o da mente, vindo a redistribuir as funções apresentando um meio termo tornando o conhecimento uma síntese desta duas instancias, onde é configurado o conhecimento como uma equivalência entre o objeto e a mente. Portanto o conhecimento vai estar aferido ao sujeito, mas este vai depender do seu contato com o objeto, nas experiências, avaliações e analises. Sendo esta contribuição do sujeito o que Kant vai denominar de fenômeno, vindo ai indicar os elementos transcendentais do conhecimento os fenômenos incalculáveis, vindo ai ser percebido a fenomenologia do Ser. O que lhe distribui forma e organiza o conhecimento dentro da capacidade do individuo dentro do ser cognitivo. É como se a consciência tem o poder de projetar o conhecimento que vai aquilatar através do seu contato com a objetividade e sujebtividade.  A fenomenologia vai desobstruir a competição entre o sujeito e o objeto, propondo um equilíbrio, onde Hurssel vai retirar os efeitos naturalistas que causam este confronto entre o objeto e o sujeito. Vindo ai perceber a ação da consciência de rastrear as coisas e organizar suas idéias, compondo assim a sua percepção de tudo.