quarta-feira, 20 de agosto de 2014

.      
      SECULARISMO RELIGIOSO


     O secularismo é sinônimo de mundanismo e todo seu espectro anticristão, que sempre procurou invadir a comunidade cristã durante toda História da Igreja.
        Precisamos entender que a Igreja do Senhor Jesus foi chamada do mundo para constituir à parte do mundo o povo de Deus. A Igreja tem uma tarefa no mundo, mas não pode assumir a forma do mundo, sob pena de perder sua singularidade e identidade como comunidade luz e sal da terra. O grande desafio a nós imposto nesses últimos dias é mantermo-nos como “nação santa, sacerdócio real de Deus”, inseridos na realidade de nosso mundo contemporâneo, sem, contudo, nos descaracterizarmos como Igreja de Cristo. Estarmos no mundo, sem mundanizarmo-nos. Este é, certamente, um grande desafio que temos que encarar, pois a secularização e os seus males estão estendendo os seus tentáculos e atingindo muitos seguimentos da fé evangélica, de tal forma que muitas denominações não se parecem mais cristãs. Portanto, urge que atentemos para esse perigo que ameaça invadir a Igreja de Cristo, e o rejeitemos como algo alheio e incompatível com a proposta de fé que recebemos no Evangelho.

         I - O QUE É SECULARISMO RELIGIOSO?

             1.1 - Quanto à definição, a palavra vem do latin: Saeculum, e significa tudo aquilo que pertence a uma era;
             1.2 - No Novo Testamento o termo, AIÔN tem o sentido de século, era. Refere-se ao presente sistema do mundo forjado contra os valores de Deus e o Seu reino;
             1.3 - É o mundo ou sistema instituído conforme os ditames malignos - I Jo. 5.19;
             1.4 - Quem domina sobre esse sistema do mal é satanás, o príncipe deste mundo - Jo. 12.31; 14.30;16.11;
             1.5 - Esta presente era é a esfera de influência do diabo - I Jo. 4.4;
             1.6 - No sentido mais geral secularismo refere-se a tudo aquilo que pertence à maneira de viver deste mundo, em oposição à maneira de viver do mundo vindouro;
             1.7 - O secularismo religioso acontece na Igreja quando ela permite que o sistema ideológico do mundo e sua filosofia de vida relativista, determinem os valores e comportamento dos crentes. Portanto, mundanismo é o pecado de permitir que os apetites, as ambições ou a conduta de um crente sejam moldados conforme os valores do mundo - I Jo. 2.16,17.