sexta-feira, 22 de novembro de 2013


       O CONTEXTO ANTROPOLÓGICO- INTRODUÇÃO

     O contexto da antropologia possui varias perspectivas, em um sentido mais estrito, podemos considerar que a antropologia não e apenas o estudo de tudo que compõe uma sociedade. Ela e o estudo de todas as sociedades humanas, ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades hist oricas e geogr áfic as. Visando constituir os "arquivos"da humanidade em suas diferen ças signifi cativas, ela, inicialmente privilegiou claramente as áreas de civiliza cão exteriores a nossa. Mas a antropologia n~ao poderia ser de nida por um objeto empi rico qualquer (e, em especial, pelo tipo de sociedade ao qual ela a princípio se dedicou preferencialmente ou mesmo exclusivamente). Se seu campo de observa cão consistisse no estudo das sociedades preservadas do contato com o Ocidente, ela se encontraria hoje, como j a comentamos, sem objeto. 
     Ocorre, por em, que se a especifi cidade da contribui cão dos antrop ológos em rela cão aos outros pesquisadores em ciências humanas não pode ser confundida com a natureza das primeiras sociedades estudadas as sociedades extra-europ eias, ela e a meu ver indissociavelmente ligada ao modo de conhecimento que foi elaborado a partir do estudo dessas sociedades: a observa ção direta, por impregna cão lenta e contínua de grupos humanos min usculos com os quais mantemos uma rela cão pessoal. 
       O campo de atuação antropológica é diverso pois não vai se restringir  somente ao homem em sua constituição, mas no seu aspecto cultural, social e histórico. Vindo a ter uma dimensão assim plural e uniforme, em suas abordagens, propostas que vão para fora do advir do Ser, pois são intra e extras contextualizantes. Por ser somente uma introdução, fico por aqui, para acrescentar na continuidade deste texto.