terça-feira, 13 de outubro de 2015

FUNDAMENTALISMO COMO MOVIMENTO

    O fundamentalismo como um movimento começou por volta da virada do século 20. Era uma reação ao liberalismo e neo-ortodoxia conservadora para preservar, a verdade cristã bíblica. O termo "fundamentalismo" surgiu como ele foi usado em uma série de panfletos que foram publicados chamados os fundamentos (1910-1915). Dois leigos Los Angeles, Lyman e Milton Stewart, que pensavam que cada pastor e estudante de teologia deve recebê-los, subscreveram esses documentos. Eles queriam estar ciente dos compromissos contemporâneos sendo feito pelo liberalismo e neo-ortodoxia.
    Liberal presbiterianismo foi travada sob a influência da Assembleia Geral da Igreja do Norte Presbyterian em 1910. Eles criaram um resumo doutrinal que declara as crenças essenciais da infalibilidade, o nascimento virginal de Cristo, Sua expiação substitutiva no Calvário, Seus milagres, Sua ressurreição física e na audiência de Seu amor. O campo de batalha para este liberalismo era principalmente nos seminários onde J. Gresham Machen de Princeton lutaram para as verdades da ortodoxia. Ele, por sua vez, ajudou a fundar Seminário de Westminster como uma alternativa conservadora para a educação liberal. Em 1936, ele foi forçado a deixar a igreja presbiteriana por causa de sua crescente liberalismo, e fundou a Igreja Presbiteriana Ortodoxa. De igual modo, o liberalismo também afetou os batistas. Em 1919 Associação Fundamentalista Cristã do Mundo foi fundada em Filadélfia. A menos incomodados das denominações batistas foi a Convenção Batista do Sul. Em 1932 a GARBC foi fundada (Associação Geral de Igrejas Batistas Regulares), que identificou cinco objetivos principais: 1) uma associação de igrejas - e não uma convenção, 2) a separação completa de qualquer liberal Northern Baptist funciona, 3) Conformidade com o Londres e New Hampshire Confessions of Faith, 4) A promoção de missões entre os pastores, e 5) auxiliando igrejas em encontrar pastores de som. 
     Outro fundador denominações e grupos neste momento, em contraste com a teologia liberal foram The American Association Batista organizou em 1925, The Grace Brethren em 1937, O Conselho Americano de Igrejas Cristãs em 1941, Bible Baptist Fellowship em 1950, e as Igrejas Fundamentais Independentes da América em 1930. Ideias-chave que cercam o fundamentalismo, uma vez que surgiu foi o isolamento crescente que estava transmitindo a partir de cultura. Separação religiosa demonstrou um movimento longe da cultura e, como resultado caricaturado por suas objeções a fumar, beber, filmes, jogar cartas, dança, lojas e afins. O ativismo político também veio à luz e da direita religiosa nasceu que foram atraídos principalmente aos laços fundamentalistas. Jerry Falwell, por exemplo, fundou a Maioria Moral na década de 1970. Teologicamente, ideias-chave do fundamentalismo cercar 1) a inerrância e infalibilidade da Bíblia, 2) o nascimento virginal ea divindade de Jesus, 3) a expiação substitutiva, 4) a literal ressurreição, física de Jesus, e 5) o retorno literal, física de Cristo.