sábado, 15 de fevereiro de 2014


O CÉREBRO E A APRENDIZAGEM - P/1


O cérebro é um órgão bastante complexo, que contém diversos sub-sistemas especializados na realização de determinadas funções. Estes sub-sistemas resultam de um longo processo evolutivo, em que se desenvolveram diversas modalidades de interação com o ambiente, cada uma delas ensejando o desenvolvimento das estruturas cerebrais correspondentes. Sistema motivacional: determina nosso estado de humor, e disposição para cada tipo de experiência que se nos apresenta como possível, nos contextos em que nos situamos a cada momento; já o sistema emocional: capta e processa sinais do ambiente, engendrando nossa reação afetiva perante aos mesmos, inclusive reações corporais (como o suor das mãos, expressão facial etc.); mantém estreita relação com os sistemas endócrino e imune.
O processo de aprendizagem pode se iniciar de modo consciente ou inconsciente. A consolidação de memórias formadas ocorre de modo inconsciente, principalmente durante o sono. Já a lembrança do conteúdo memorizado pode ocorrer de modo consciente ou inconsciente. Para nossa discussão da aprendizagem no âmbito escolar, vamos analisar apenas as situações em que a aprendizagem se inicia conscientemente. Neste caso, é possível que a retomada do aprendido ocorra tanto de modo consciente quanto inconsciente, predominando ora um ora outro.

Aprender não é só reter e processar o conteúdo aprendido de forma sistemática, mas sim efetivar o captado de forma, que venha viabilizar uma capacidade no aluno, tornando-lhe apto e consciente do entendimento processado, através do aprendizado. Assim   o homem como ser aquilatador de informações em seu convívio social, vive em um aprendizado informal e torna suas comunicações em elementos adjutores para sua educação formal.