quinta-feira, 8 de maio de 2014

A ESSÊNCIA HUMANA E A SOCIABILIZAÇÃO. P/1



(Aquino 1977) A essência de cada coisa é aquilo que a sua definição significa. Os diversos indivíduos que possuem a mesma essência da espécie distinguem-se por algo não inerente à essência da espécie, como, por exemplo, os homens, que possuem a mesma humanidade, distinguem-se entre si por algo não inerente à noção de humanidade.   Esta definição e indicação sobre o indivíduo concedida por Tomas de Aquino, nos leva a algumas reflexões, sobre a essência que engloba tudo que o indivíduo em sua estrutura física, espiritual e social é em toda sua amplitude, a sua essência é concreta e definível, única e possui suas especificidades.  Dentro desta perspectiva podemos indicar que cada homem que possui sua própria essência, esta vai ser definida pelas especificidades peculiares da essência deste homem, envolvendo assim seu aspecto físico, sua espiritualidade, suas interações sociais e no âmbito intelectual o seu cognitivo, os seus sentimentos e a resplandecia de sua essência que é delineada por seu caráter e personalidade.
A essência humana tem sua pluralidade no sentido orgânico e biológico, que todos os homens possuem suas igualdades, porem se altera vindo a ser singular em cada indivíduo nas demais características pessoais já citadas. Assim o antropo, ou seja o Ser é analisado e avaliado em sua vivencia no âmbito geral; surgindo assim as complexidades relacionadas a sua manifestação física, religiosa e social; que terão influência do ambiente onde vive e de com quem convive. Portanto o homem inicia sua avaliação pelos demais a partir da sua essência e com suas espeficidades é conceituado pela religião e a sociedade, sendo os dois segmentos que o mapeiam e podem lhe conduzir como decidirem sobre este indivíduo devido grau de influência que exercerem sobre este.  
Os sentimentos são importantes nesta composição da essência do Ser, porem estes são compostos pela influência da personalidade e caráter do indivíduo, assim nunca podemos aferir que nascem naturalmente, mas sim que possuem a influência interna e externa, sendo elos entre o homem e a sociedade na sua interação com os outros. Nesta perspectiva nós delineamos cada um dos momentos que são vividos pelo homem e sua essência com as demais possibilidades providas pela sua socialização, na sua imanência social.