quinta-feira, 9 de janeiro de 2014


QUERO INICIAR FALANDO UM POUCO SOBRE O QUE IDEALIZAVA LUTERO EM SUA VISÃO DE LITURGIA, PARA ISTO VOU ESCREVER EM DUAS PARTES.  



      LUTERO E SUA LITURGIA.


      Lutero repudiava muitas vezes de uma maneira vulgar as mitras e os báculos dos papistas, e seus ensinos sobre a Eucaristia. O erro cardeal da Missa, disse Lutero, era que esta foi uma “obra” humana baseada numa falsa compreensão do sacrifício de Cristo. Então, em 1523, Lutero enunciou sua própria revisão da Missa Católica. Esta revisão é o fundamento de toda adoração protestante. O núcleo dela é: Em vez da Eucaristia, Lutero colocou a pregação no centro da reunião. A crença de Lutero no que diz respeito à pregação como ponto culminante do culto de adoração permanece até nossos dias. Todavia tal crença não tem nenhuma procedência bíblica.  Como disse um historiador, “O púlpito é o trono do pastor protestante”.  É por esta razão que os ministros protestantes ordenados são ordinariamente chamados de “pregadores”.
        Lutero meramente tentou salvar aquilo que representava o elemento “cristão” da antiga liturgia católica.  Por conseguinte, se alguém comparar a liturgia de adoração elaborada por Lutero com a liturgia de Gregório, verá que é praticamente a mesma! Basicamente, Lutero reinterpretou muitos dos rituais da Missa. Mas, ele preservou o cerimonial, julgando-o apropriado. Por exemplo, Lutero manteve o ato que marcava o ponto culminante da Missa Católica.              
         Quando o sacerdote levanta o pão e o cálice e os consagra. Ele meramente reinterpreta o significado deste ato. A prática de consagrar o pão e o cálice, elevando-os, teve início no século XIII. É uma prática construída principalmente com base na superstição. Contudo continua sendo observada por muitos pastores em nossos dias.

         A Martin Bucer também se atribui ter promovido esta atitude. Ao início de cada culto, os Dez Mandamentos eram lidos para criar um sentido de veneração.  Desta mentalidade saíram algumas práticas escandalosas. Um certo pastor Puritano Inglês ficou famoso por multar as crianças que sorriam dentro da igreja! Agregue-se a isto a criação do “Homem do Dízimo” que despertava com um grande bastão os paroquianos que dormiam no culto!