sábado, 12 de julho de 2014

A CULTURA NA PERCEPÇÃO DE SUCHODOLSKI

     Neste escrito vamos refletir Suchodolski, em sua concepção de cultura, o qual considera “a plena realização do homem”; acrescentando ser ela o desabrochamento da humanidade inteira. Sucholdoski ainda vai dizer que o sentido próprio da cultura é o valor, a participação e a responsabilidade entre a educação e a cultura.   Assim a cultura não está limitada a um contexto ou povo, em um sentido antropológico, mas se torna o contexto de manifestações e aspirações indicadoras e promovedoras da existência humana em seu ambiente social.
     Cultura não está reduzida somente as artes que exalam inspiradas nas veias do povo em suas manifestações, mas sim o valor, que identifica as expressões de uma sociedade. Sendo assim permite a participação do povo com suas aspirações em cada ação cultural; providenciando uma interação global do Ser em seu habitat.
     A educação em seu sentido formativo, instrucional e qualificativo; tem na cultura o mapeamento de suas ações, nunca podemos considerar a educação conduzindo-se isoladamente; pois a cultura lhe permeia em todos os aspectos. O educar então é projetar a cultura numa conexão e elo com a sociedade, projetando não no aspecto privativo, mas captativo; porque a educação vai captar da cultura os elementos exteriores, declaradores do homem em cada uma de suas reações sociais coletivas e individuais.