EDUCANDO NA PERSPECTIVA DE MARTIN BUBER.
Nesta postagem quero falar
sobre o pensamento do Filósofo e Teólogo Martin Buber; que tinha por ênfase no
seu pensamento pedagógico sua luta pela Paz, defendida quando morava Na
Alemanha, em um período considerado escuro para a perseguição religiosa. Buber
vai retomar a dialética Socrática e valorizar a interação do Eu e Tu, como um
caminho para o entendimento e compreensão entre as sociedades e os povos. Sua
concepção de educação vai ser educar para a comunidade; ou seja, precisamos
educar para que o educando inicie o processo de retribuição na sua própria sociedade,
sendo um cidadão causador de mudanças positivas. o
processo educativo deve privilegiar a conversa e a cooperação entre as
crianças. Para ele, saber se relacionar é mais importante do que ser
individualmente bem-sucedido. Assim a educação proposta por Buber, é a
que no contato e dialogo professor e aluno, vai se construindo uma educação que
beneficia a comunidade. Assim
podemos perceber que para Buber, o
caminho para a educação é deixar-se guiar pela própria realidade, tendo um
posicionamento que, mesmo suave, deve ser firme, pelo compromisso de revelar o
que é certo e o que é errado. Sendo uma educação transformadora, que conscientiza
que o aluno deve ser um cidadão socializado, produtor de ações inovadoras que
causem a unidade e a harmonia entre as pessoas. Nesta perspectiva este filosofo
parte da meta educacional como
sendo a integralidade do ser humano, propondo a constituição de um ser pleno que busque sempre
a totalidade em todos os aspectos de sua vida, pois somente assim ele pode fazer de sua
existência algo realmente autêntico, uma existência fundada no diálogo, na relação com
o outro