quinta-feira, 22 de maio de 2014

A ESSÊNCIA HUMANA E A SOCIABILIZAÇÃO. P/2


(Aquino 1977) Afere a seguinte declaração sobre a essência no sentido indetificatório do homem: Quando uma essência não se identifica totalmente com a coisa de que é essência, encontra-se nela algo de potência e algo de ato, pois a essência refere-se à coisa, de que é essência, como forma; assim como, por exemplo, a humanidade refere-se a homem. Assim podemos compreender que a humanização do Ser é defendida por Aquino, a partir de sua própria identificação como Ser ou criatura humana. A humanidade tem defendido o antropocentrismo e o humanismo, dentro da esfera ótica, da essência dotada de uma múltipla e plural intelectualidade. Seguindo este pressuposto muitos cientistas, filósofos e acadêmicos iniciam uma verificação do Ser, que lhe impõe e sobrepõe sobre todo o Universo como o dotado que possui todo conhecimento e capacidade.
          A proposta da defesa do homem em sua essência, erra quanto não observa e fundamenta suas pesquisas, priorizando o sentido de que o homem é segundo as Escrituras Sagradas, “imagem e semelhança de Deus”; e o Criador que é Deus está acima de todas as fontes do saber e do conhecimento, pois é em si próprio se substancializa e prima a essência de todo o saber e conhecimento; sendo Ele o centro e o fundamento de toda a sabedoria. Nisto então o saber e conhecimento humano, não é infinito e nem dotado em toda sua amplitude, pois é dependente da intervenção de Deus no homem, como sendo “imagem e semelhança” do seu Criador no caso Deus.
        A essência parte do pressuposto unitário da identificação do Ser, mas neste surge a pluralidade, nesta clausula e proposta; fica limitado quando se encontra com sua própria finitude. Surgindo seus vazios e limitações nas concepções do mundo a sua volta, que por mais que o especule e estude; não consegue dar a definição completa. Afinal o humano é finito em sua mente e intelecto, dependendo de uma identificação plena com Deus e dependência para que compreenda as razões e expansões de todas as coisas na humanidade e universo.