quinta-feira, 3 de julho de 2014

UMA VISÃO DA EPÍSTOLA DE TIAGO.

    

     Tiago ao escrever sua epistola esta relacionando uma serie de homilias com a proposta de uma lembrança da lei, enfatizar a maturidade cristã, as dimensões  e cosmovisões da vida cristã, que fica assinalado como ho trochostes geneseos ( todo o curso de sua vida). Assim Tiago filho de Alfeu vai se posicionando sobre como deve ser administrada a vida cristã. Com isto. O autor vai desenvolver em sua carta, orientações e exortações sobre as circunstancias vivenciadas na vida diária e como deve o cristão administrar.
       Seu enfoque teológico referente à fé e obras,  é pautado por sua defesa que a fé autentica deve ser evidenciada em obras; não sendo a favor de uma fé sem gerar ações que lhe marquem, empregadas no exercício da vida cristã. Assim inicia o seu debate teológico com o posicionamento de Paulo, pois Tiago vai defender a justificação pelas obras confrontando com a posição de justificação pela fé defendida por Paulo. Mas na verdade Paulo e Tiago estão falando de coisas diferentes; pois Paulo enfoca a justificação como declaração por Deus de nossa retidão e Tiago da demonstração da nossa retidão.  Tanto Paulo como Tiago está referindo-se a retidão do pecador diante de Deus, mas assim Paulo esta dando uma atenção a recepção dessa condição inicial; já Tiago ira verificar como esta condição é vindicada perante Deus no juízo. Assim não seria um debate teológico, que fica evidente, mas posicionamentos que tem enfoques diferentes, dentro do mesmo termo dikaioo ou justificar.
     A proposta desenvolvida em sua carta por Tiago, dentro de uma apologia a uma vida cristã fecunda, fica ressaltando por suas averbações dentro de temas como a “língua”, um membro que pode apagar ou incendiar, causando um beneficio para a vida ou contundente malefício. Tiago vai desenvolvendo em cada capitulo ou assunto tratado uma harmonização teológica; pautando em muitos pontos sobre o legalismo ao qual somos confrontados em muitas áreas. 

    A visão desta epistola para a Igreja tem um direcionamento tríplice, ou seja, condições para vida cristã produtiva; a religião e o legalismo, o cristão e seu envolvimento com a família, sociedade e Igreja. Portanto Tiago neste cinco capítulos prove os elementos que conceituam a atuação do cristão em todos os ambientes.