(Aquino
1977) Afere a seguinte declaração sobre a essência no sentido indetificatório
do homem: Quando uma essência não se identifica totalmente com a coisa de que é
essência, encontra-se nela algo de potência e algo de ato, pois a essência
refere-se à coisa, de que é essência, como forma; assim como, por exemplo, a
humanidade refere-se a homem. Assim podemos compreender que a humanização do
Ser é defendida por Aquino, a partir de sua própria identificação como Ser ou
criatura humana. A humanidade tem defendido o antropocentrismo e o humanismo,
dentro da esfera ótica, da essência dotada de uma múltipla e plural
intelectualidade. Seguindo este pressuposto muitos cientistas, filósofos e acadêmicos
iniciam uma verificação do Ser, que lhe impõe e sobrepõe sobre todo o Universo
como o dotado que possui todo conhecimento e capacidade.
A proposta da defesa do homem em sua essência,
erra quanto não observa e fundamenta suas pesquisas, priorizando o sentido de
que o homem é segundo as Escrituras Sagradas, “imagem e semelhança de Deus”; e
o Criador que é Deus está acima de todas as fontes do saber e do conhecimento,
pois é em si próprio se substancializa e prima a essência de todo o saber e
conhecimento; sendo Ele o centro e o fundamento de toda a sabedoria. Nisto
então o saber e conhecimento humano, não é infinito e nem dotado em toda sua
amplitude, pois é dependente da intervenção de Deus no homem, como sendo “imagem
e semelhança” do seu Criador no caso Deus.
A essência parte do pressuposto unitário
da identificação do Ser, mas neste surge a pluralidade, nesta clausula e
proposta; fica limitado quando se encontra com sua própria finitude. Surgindo
seus vazios e limitações nas concepções do mundo a sua volta, que por mais que
o especule e estude; não consegue dar a definição completa. Afinal o humano é
finito em sua mente e intelecto, dependendo de uma identificação plena com Deus
e dependência para que compreenda as razões e expansões de todas as coisas na
humanidade e universo.
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