AS INIMIZADES NO CONTEXTO
ISRAELENSE.
No que se refere a Israel, o AT de fato contém respostas
para a pergunta pelo distanciamento em relação a pessoas e grupos de pessoas
estranhas e pela ligação com as aparentadas ou afins. Trata-se, porém, de
respostas que outra coisa não era de se esperar estão revestidas pelo manto da
saga ou do extrato de saga na forma de notas e listas. Faz parte da essência da
saga reduzir e retratar simplificadamente desdobramentos e constelações
históricos complicados. Por isso as afirmações que Israel faz de si mesmo sobre
esse tema se apresentam como afirmações sobre as relações de parentesco, de
amizade e de inimizade de seus pais. O caminho percorrido pela tradição da saga
é o seguinte: cada grupo de pessoas, cada povo, cada comunidade humana, seja lá
que características tiver inclusive o próprio Israel é feito remontar a um ou
mais ancestrais fictícios. Se tiverem o nome do grupo que representam, esses
patriarcas se chamam epônimos. Esse procedimento oferece a possibilidade de
apresentar o parentesco dos povos e das comunidades entre si e suas distinções
de outros na forma de genealogias dos ancestrais e de narrá-los em sagas de amizades
e inimizades dos pais. Por trás disso
está o pensamento genealógico, profundamente enraizado na Antigüidade, em
especial na Antigüidade oriental: o interesse de compreender e de representar
plasticamente as macro-relações humanas em analogia às micro-relações humanas.
Trata-se de um enfoque micro-cósmico do macrocosmo do mundo das nações e das
pessoas, uma redução ingênua e irrefletida da multiplicidade de fenômenos e
processos históricos. Sobre o modo de pensar dos povos do Oriente Antigo, e com
isso também sobre o de Israel, pesa a obrigatoriedade da associação das
famílias e dos clãs. Ela determina sua consciência e faz com que acontecimentos
históricos complicados apareçam de forma simples como reprodução, amizade e
inimizade. Com
isto notamos as divergências políticas, sociais e religiosas, que existem entre
Israel e as Nações vizinhas, muitas vezes são causas históricas, fatores
herdados pelas ações que ficaram registradas pelas interações no transcurso da
jornada de Israel desde seus contatos externos com os povos de o circundam. O
que ocorre hoje envolve fatores que mesmo com sentidos políticos, são
históricos e estão dentro da esfera dos micros e macros cosmos dos povos que
Israel convive.
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