O CÉREBRO E A APRENDIZAGEM - P/1
O
cérebro é um órgão bastante complexo, que contém diversos sub-sistemas especializados
na realização de determinadas funções. Estes sub-sistemas resultam de um longo
processo evolutivo, em que se desenvolveram diversas modalidades de interação
com o ambiente, cada uma delas ensejando o desenvolvimento das estruturas
cerebrais correspondentes. Sistema motivacional: determina nosso estado de
humor, e disposição para cada tipo de experiência que se nos apresenta como possível,
nos contextos em que nos situamos a cada momento; já o sistema emocional: capta
e processa sinais do ambiente, engendrando nossa reação afetiva perante aos
mesmos, inclusive reações corporais (como o suor das mãos, expressão facial
etc.); mantém estreita relação com os sistemas endócrino e imune.
O
processo de aprendizagem pode se iniciar de modo consciente ou inconsciente. A consolidação
de memórias formadas ocorre de modo inconsciente, principalmente durante o sono.
Já a lembrança do conteúdo memorizado pode ocorrer de modo consciente ou inconsciente.
Para nossa discussão da aprendizagem no âmbito escolar, vamos analisar apenas as
situações em que a aprendizagem se inicia conscientemente. Neste caso, é
possível que a retomada do aprendido ocorra tanto de modo consciente quanto
inconsciente, predominando ora um ora outro.
Aprender
não é só reter e processar o conteúdo aprendido de forma sistemática, mas sim
efetivar o captado de forma, que venha viabilizar uma capacidade no aluno,
tornando-lhe apto e consciente do entendimento processado, através do
aprendizado. Assim o homem como ser aquilatador de informações em
seu convívio social, vive em um aprendizado informal e torna suas comunicações
em elementos adjutores para sua educação formal.
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