A
INTERVENÇÃO DA DIDÁTICA.
Ø A ação
do professor didática fundamental esta embasada numa estrutura que não separe
os fins pedagógicos dos fins sociais, assim o elo entre os fins pedagógicos e
os fins sociais deve ser implementado pela didática tomando-se como ponto de
referencia a Realidade social onde o ensino esta em desenvolvimento.
Isso instiga o professor a buscar um desvelamento da realidade, objetivando a
busca de uma pratica educacional mais significativa.
Ø O
ensino não é uma ação neutra, todo o ensino possui um conteúdo pedagógico
implícito, que abarca uma concepção de homem, de sociedade e de educação que é
à base de sua sustentação.
Ø A
didática fornece bases para que a ação educativa constitua-se como um momento
pedagógico processual, ou seja, a ação será sempre voltada para a realidade
circunstancial, não havendo mais tempo e espaço para uma ação educativa pautada
na repetição de técnicas de ensino. Cada situação do processo de ensino
aprendizagem é singular, precisando ser vista a partir de suas características.
Ø As atividades
pedagógicas, ao empreenderem processos de aprendizagem, organizam coletivos de
alunos que interagem entre si e com os professores, propiciando situações nas
quais valores e padrões de condutas são questionados, re-significados e
formulados. No entanto, as propostas pedagógicas não tomam, explicitamente,
essas situações como parte do processo pedagógico, e são pouco representativas
nas formulações curriculares no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentário aqui.
D=