DEWEY E A EDUCAÇÃO INFANTIL.
Dewey refletindo sobre a criança e sua educação afirma: a filosofia, só pode ser relevante, se
mantiver relação com o mundo. A criança se desenvolve,
a medida,em que ela possui uma vida social.A escola tem o papel de oferecer à criança, oportunidade de exprimir em suas atividades: a vida em comunidade. O êxito da educação depende da escola e dos educadores, pois são eles os responsáveis por estreitarem as relações entre
atividades instintivas da criança - interesses e experiências sociais, dessa
forma entendemos que quanto mais as crianças forem situadas ao ambiente em que
vivem, dentro das suas próprias realidades infantis, melhor será o crescimento extraído deste convívio social.O filósofo em questão, a partir de sua fé e
convicção em prol da democracia de uma sociedade e nação posiciona-se; mas este
tem uma concepção importante e primordial para a vida da criança quando declara: o jogo infantil é a expressão máxima da atividade espontânea da
criança e instrumento educativo, poderoso, capaz de propiciar a ligação vital
entre necessidades infantis de desenvolvimento e exigências sociais própria Não existe:
sociedade e vida humana, sem democracia. Dewey
defende a igualdade, em todos os sentidos e o respeito ao próximo, como também
aos ideais da sociedade.A religião é a oportunidade de a humanidade se unir e ter um entendimento amplo
do valor da vida, pois os valores devem ser praticados e defendidos pelos
homens, ao que declara: “Nossa é a responsabilidade de conservar,transmitir,
retificar e expandir a herança dos valores que recebemos para transmiti-la à posteridade mais sólida.”Ao
estudar sobre a teoria da evolução de Darwin, surge a concepção mais aguçada sobre a Vida, em seu
sentido biológico, entendendo assim como o homem se adapta ao meio em que vive, e
a importância desta adaptação para que se possa viver neste meio, nasce então:“planos
de ação”.A
educação tem efeito democrático quando: o indivíduo tem consciência do social, relaciona-se com a realidade do meio em que vive, participa, intervêm e forma
opinião. A criança ao participar socialmente forma-se: culturalmente,
intelectualmente e profissionalmente.A criança
precisa ser estimulada a querer aprender, e a melhor forma é despertar o interesse a
partir da própria necessidade contextual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça comentário aqui.
D=