JESUS MAIOR QUE TODA A TEOLOGIA.
Quando pronunciamos o nome
Cristo não é o simples suporte verbal de uma realidade superior (o platonismo não
intervém aqui!). Trata-se, sob esse nome e sob esse título, da sua pessoa mesmo. Não de uma pessoa fortuita, de um "fato histórico
acidental" como entende Lessing, por exemplo. As verdades eternas da
razão, eis o tipo de fato histórico "acidental"! Assim, o nome de
Jesus Cristo não serve para designar um produto da história humana. Os homens sempre acreditaram
ter feito uma grande descoberta quando conseguiram demonstrar que Jesus Cristo
não podia deixar de ser o ponto culminante de toda história. Achado medíocre,
na verdade! Mesmo a história do povo de Israel não saberia se prestar a uma tal
demonstração. Certamente, a posteriori, é lícito e mesmo necessário
afirmar: nesse homem, nesse povo, a história se realizou ... ; mas ela o
fez seguindo uma linha absolutamente nova e escandalosa do
ponto de vista dos fatos históricos! Loucura para os gregos, escândalo para os
judeus! (1 Co 1.23) Enfim, o nome de Jesus Cristo não esconde um postulado do
homem, não designa o produto de seus desejos mais nobres nem o tipo de redentor
criado pela sua inquietude. O homem nem é capaz de reconhecer por si mesmo sua
inquietude e seu pecado. É-lhe necessário primeiro conhecer Jesus Cristo: é em
sua luz que nós vemos a luz que nos revela nossas próprias trevas. Todo
conhecimento que mereça esse nome, segundo a fé cristã, provém do conhecimento
de Jesus Cristo. Assim toda a teologia se resume em JESUS CRISTO, não tendo
argumento maior que a ação de Cristo na história, do ministério que a própria
história não tem argumentos definidos para poder decifrar e narrar em toda sua
essência e expressividade. A fé esta nele, o amor é proveniente dele, a paz
pertence a Ele, a salvação em toda sua extensão esta fixa nele, a eternidade é
Ele para sempre conosco em toda sua viva manifestação. Portanto a teologia esta
a mercê da existência de Cristo, e sem Jesus a teologia não é coerente e válida.
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